Cinco maneiras para aprender mais de uma pregação
A arte de ouvir é, sem dúvida alguma, a atividade mais importante a ser desenvolvida pelo cristão, isso porque o cristianismo gira em torno da Palavra de Deus. Deus mesmo é, desde o começo, a Palavra (João 1.1) e a Palavra se tornou ser humano (João 1.14). Se Deus é a Palavra, então podemos dizer com segurança que é extremamente importante observar como a estamos ouvindo.Além disso, a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10.14) e por meio do entendimento da Palavra crescemos em maturidade espiritual (Mateus 13.23). No Antigo Testamento também encontramos menções sobre a Palavra. “O Senhor continuou a aparecer em Siló, onde havia se revelado a Samuel e falado com ele. E a palavra de Samuel era respeitada por todo o povo de Israel.” (1Samuel 3.21) Você percebe a ligação que é feita nessa passagem? Podemos ver por meio do ouvir. Você é capaz de ver a Deus por meio do ouvir. Se você não se entregou ao senhorio de Jesus, ou se você já tenha se entregado, mais ainda esteja frustrado e confuso, porque não vê crescimento espiritual, então, é quase certo que seu problema seja o fato de você não ouvir como deveria. Abaixo seguem algumas dicas para ouvir melhor um pregador ou a Palavra de Deus de modo geral.
1. Mantenha-se na área
Zaqueu conseguiu ter contato com Jesus porque ele subiu numa árvore. Quando a terra boa ficar afastada do semeador, a semente não poderá ser lançada nela. Para compreender isso você não precisa ser um gênio. Procure ler regularmente a Palavra de Deus. Procure fazer a sua devoção todos os dias, meditando e memorizando a Palavra e buscando a presença de Deus em oração. Procure, obviamente participar ativamente dos cultos no domingo. Mantenha-se alcançável pela Palavra de Deus.-2 –
2. Mantenha-se motivado a receber
A boa nova é que a Palavra de Deus é algo sobrenatural. Ela é viva, poderosa, nos toca lá no fundo e é boa para nós (Hebreus 4.12). Ela sempre atingirá o seu alvo (Isaías 55.11). Ouça cheio de expectativa. Talvez o assunto não te anime tanto assim nem o pregador que está explanando, mas procure ficar atento e entusiasmado para poder receber. Pois o que é mais importante: a pizza, o entregador ou a caixa na qual a pizza é entregue?3. Procure entender A parábola do semeador (Mateus 13.23) deixa claro que não basta apenas ouvir a Palavra de Deus, precisamos entendê-La. Faça anotações, ouça a pregação novamente, converse sobre a mensagem em pequenos grupos ou leia novamente a passagem bíblica. O que quer que você faça, não pare de pesquisar até compreender.
4. Ouça e creia
O texto de Hebreus 4.1-3 fala a respeito de dois tipos de pessoas que ouvem a mesma mensagem. Um grupo obteve um bem imenso. O outro pensou que a mensagem era sem valor. Qual era a diferença? Somente um grupo ouviu e creu. Ao ouvir uma pregação ou outra mensagem devemos ter em mente que Deus está se dirigindo ao nosso coração. Procure receber a Palavra de Deus e a coloque em pratica com alegria e convicção. Não porque é exigido, mas porque é um privilégio. Deus não está à espera de uma obediência cega ou repleta de aversão. Ele espera ver em você a fé!5. Ponha em prática A diferença entre o homem sábio e o homem sem juízo em Mateus 7 é que o sábio colocou em prática a Palavra e o insensato não. Se você ouve a Palavra, mas não a obedece, então você está construindo a sua vida sobre aareia e você passa a duvidar continuamente se a fé cristã faz sentido. Logo, se você ouve uma mensagem sobre perdão, mas não perdoa, então a tua casa pode vir a cair. Tiago compara tais pessoas a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência (Tiago 1.23). São pessoas que se sentem inseguras em relação a si mesmas e a Deus. Portanto, seja um ouvinte obediente da Palavra para poder crescer na fé.
Adaptado por Pr. Roberto Verburg