In Uncategorized

A arte de ouvir é, sem dúvida alguma, a atividade mais importante a ser desenvolvida pelo cristão, isso porque o cristianismo gira em torno da Palavra de Deus. Deus mesmo é, desde o começo, a Palavra (João 1.1) e a Palavra se tornou ser humano (João 1.14). Se Deus é a Palavra, então podemos dizer com segurança que é extremamente importante observar como a estamos ouvindo.Além disso, a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10.14) e por meio do entendimento da Palavra crescemos em maturidade espiritual (Mateus 13.23). No Antigo Testamento também encontramos menções sobre a Palavra. “O Senhor continuou a aparecer em Siló, onde havia se revelado a Samuel e falado com ele. E a palavra de Samuel era respeitada por todo o povo de Israel.” (1Samuel 3.21) Você percebe a ligação que é feita nessa passagem? Podemos ver por meio do ouvir. Você é capaz de ver a Deus por meio do ouvir. Se você não se entregou ao senhorio de Jesus, ou se você já tenha se entregado, mais ainda esteja frustrado e confuso, porque não vê crescimento espiritual, então, é quase certo que seu problema seja o fato de você não ouvir como deveria. Abaixo seguem algumas dicas para ouvir melhor um pregador ou a Palavra de Deus de modo geral.

1. Mantenha-se na área

Zaqueu conseguiu ter contato com Jesus porque ele subiu numa árvore. Quando a terra boa ficar afastada do semeador, a semente não poderá ser lançada nela. Para compreender isso você não precisa ser um gênio. Procure ler regularmente a Palavra de Deus. Procure fazer a sua devoção todos os dias, meditando e memorizando a Palavra e buscando a presença de Deus em oração. Procure, obviamente participar ativamente dos cultos no domingo. Mantenha-se alcançável pela Palavra de Deus.-2 –

2. Mantenha-se motivado a receber

A boa nova é que a Palavra de Deus é algo sobrenatural. Ela é viva, poderosa, nos toca lá no fundo e é boa para nós (Hebreus 4.12). Ela sempre atingirá o seu alvo (Isaías 55.11). Ouça cheio de expectativa. Talvez o assunto não te anime tanto assim nem o pregador que está explanando, mas procure ficar atento e entusiasmado para poder receber. Pois o que é mais importante: a pizza, o entregador ou a caixa na qual a pizza é entregue?3. Procure entender A parábola do semeador (Mateus 13.23) deixa claro que não basta apenas ouvir a Palavra de Deus, precisamos entendê-La. Faça anotações, ouça a pregação novamente, converse sobre a mensagem em pequenos grupos ou leia novamente a passagem bíblica. O que quer que você faça, não pare de pesquisar até compreender.

4. Ouça e creia

O texto de Hebreus 4.1-3 fala a respeito de dois tipos de pessoas que ouvem a mesma mensagem. Um grupo obteve um bem imenso. O outro pensou que a mensagem era sem valor. Qual era a diferença? Somente um grupo ouviu e creu. Ao ouvir uma pregação ou outra mensagem devemos ter em mente que Deus está se dirigindo ao nosso coração. Procure receber a Palavra de Deus e a coloque em pratica com alegria e convicção. Não porque é exigido, mas porque é um privilégio. Deus não está à espera de uma obediência cega ou repleta de aversão. Ele espera ver em você a fé!5. Ponha em prática A diferença entre o homem sábio e o homem sem juízo em Mateus 7 é que o sábio colocou em prática a Palavra e o insensato não. Se você ouve a Palavra, mas não a obedece, então você está construindo a sua vida sobre aareia e você passa a duvidar continuamente se a fé cristã faz sentido. Logo, se você ouve uma mensagem sobre perdão, mas não perdoa, então a tua casa pode vir a cair. Tiago compara tais pessoas a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência (Tiago 1.23). São pessoas que se sentem inseguras em relação a si mesmas e a Deus. Portanto, seja um ouvinte obediente da Palavra para poder crescer na fé.

Adaptado por Pr. Roberto Verburg

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Start typing and press Enter to search