Conviver nº 1882 – 27/08/2023
Condições muito altas
Ler: 1Timóteo 3.1-13
O que você acha das qualidades que um membro da igreja precisa ter para ser indicado ou até mesmo eleito presbítero? Ou para ser diácono? Talvez você ache que para ser diácono não se exija tanto, mas na verdade não há diferença. A expectativa deve ser igual para com os oficiais da igreja. Talvez para os irmãos o que assusta seja a lista de exigências. Como e quem consegue cumprir totalmente a tal lista, aqui apresentada, de presbíteros e diáconos?
Não parece que o retrato revelado aqui é de alguém tremendamente perfeito entre nós? Mas o que a palavra de Deus nos relata é a respeito da transformação que a graça faz em nós. O crente pode, com toda humildade, demonstrar frutos dignos do arrependimento, maturidade espiritual, pode mostrar os frutos do Espírito Santo de Deus; no entanto, ainda assim, lamentavelmente os desejos da carne continuam muito persistentes. Basta percebermos que uma vírgula, uma gota de água num copo pode nos deixar irritados… Basta percebermos as dificuldades que temos com nossos próprios filhos, etc. Sendo assim, podemos nos perguntar: será que Paulo não está exigindo demais? Será que os crentes da época de Timóteo eram melhores que nós?
Talvez sejamos apenas um tanto quanto preguiçosos quando se trata de nossos esforços para um estilo de vida cristão. Talvez essa seja sua desculpa hoje para não querer ser indicado ou não participar do processo de escolhas de oficiais para a comunidade. Mas será que com isso também não estamos dizendo que menos seria bom? Esse é um pensamento perigoso, pois poderíamos estar sugerindo que um presbítero ou diácono poderia, de vez em quando, “pular a cerca”, ou deixar transparecer seus excessos de raiva e irritação, ou quase corriqueiramente se perder num copo de bebida, ou ser alguém cujos olhos saltam quando se fala em ganhar muito dinheiro, alguém que leva a vida em família e nos negócios como se Deus não fizesse diferença alguma. Então posso dizer: ainda bem que as condições são bem altas! Melhor é que ele se esforce para dar mais espaço a Deus na sua vida. Pois se for assim, talvez ele não somente se torne realmente de bom uso para o Senhor da Igreja, mas também para a Igreja do Senhor!
INFORME FEVEREIRO 2004 Pastor Arjan Witzier (Adaptação Pr. Higino)
De olho na Igreja
Todos são muito bem-vindos aos cultos deste domingo. Damos um bem-vindo especial aos nossos visitantes: saiba que sua presença entre nós é um prazer. Que os cultos deste domingo nos ofereçam oportunidades para reflexão, consolo, esperança e confronte nosso caminhar neste mundo. Neste domingo pela manhã teremos a instalação do pastor Sérgio Henrique Constantino como pastor/capelão da Escola Evangélica de Carambeí. Rogamos as mais ricas bênçãos de Deus sobre a vida do Pr. Sergio, sua esposa, Denise Garcia Reis Constantino, seus filhos, Jonathas Garcia Reis Constantino e Ana Julia de Azevedo Constantino; que o bom Deus o guie nesse novo desafio em seu ministério.
O Pr. Júlio e o Pr. Sérgio serão os dirigentes do culto matutino. O texto bíblico para o sermão do Pr. Júlio encontra-se no livro de Josué 1.1-9; o tema será “Verdades para a fase atual da sua vida”. Já a pregação do Pr. Sérgio está fundamentada no texto de Êxodo 3.7-10, sob o tema “Um Deus de providência”. O irmão Jacques será o pregador no culto em holandês no Lar Aurora, no mesmo horário.
O culto vespertino será dirigido pelo pr. Higino, organizado pelo Bairro 6, mas não será em nossa igreja, e sim na IER de San Martin. Toda a igreja-mãe está convidada para adorar ao Deus eterno juntamente com a igreja-filha. A leitura bíblica para a pregação é Mateus 18.21-35; haverá uma encenação curta baseada no texto bíblico por alguns componentes do Bairro 6 e em seguida teremos a pregação, sob o tema: “O credor incompassivo”.
ORAI UNS PELOS OUTROS
Em nossas orações incluiremos
– Continue intercedendo pelos irmãos que estão em tratamento de saúde e os que sofrem com algum tipo de vício.
– Oração pela nossa igreja: pastores, presbíteros, diáconos e principalmente pelo processo de eleição para novos oficiais.
– Pelos membros de nossa igreja que esfriaram na fé; também por fortalecimento e vigor aos irmãos ativos.
Estudo bíblico
Na próxima semana daremos continuidade ao estudo bíblico das 7 igrejas do Apocalipse. Estudaremos Esmirna, a 2ª igreja. Teremos duas opções de data para facilitar a participação: segunda-feira (28/08) e quarta-feira (30/08), sempre às 19h30. Tivemos bons testemunhos do primeiro estudo e incentivamos a igreja a crescer na fé, na graça e no conhecimento da Palavra de Deus.
Agenda Conselho
No sábado, dia 02/09, será feita a agenda para as reuniões do Conselho em setembro. Se você tiver algum assunto a ser discutido, passe-o para os pastores Júlio ou Francisco, ou aos oficiais Hans van der Meer, Elizabeth Greidanus, Egbert van Westering ou Leo Aardoom.
Eleição de novos oficiais
Iniciou o processo de indicações de novos oficiais ao Conselho. Neste ano se despedem do Conselho três presbíteros (Albertina Harms, Bastian Dykstra e Egbert van Westering) e dois diáconos (Berenice Los e William Nolte). O cronograma é o seguinte:
Período de indicações de candidatos – 13/08 a 03/09
Reunião do Conselho e conversa com candidatos – 04/09 a 30/09
Anúncio dos candidatos à igreja – 01/10
Assembleia para votação dos novos oficiais – 22/10
Culto de instalação dos novos oficiais – 05/11
Que o Senhor Deus abençoe e dirija todo este processo, derramando Seu Espírito sobre a igreja, para o louvor da Sua glória.
YARD SALE – School Edition – WE CARE – WE SHARE.
Lembrem-se: dia 07 de outubro promete ser um dia bem especial: já temos quase 60 “stores” e o time organizador garante muitas compras e vendas, diversão, apresentações, comidinha boa pra todas as idades, etc…Portanto, reservem a data.
Atenção: Grupos de voluntários(as) que quiserem participar e cuja renda é para alguma entidade assistencial ou para a AASEC, são bem-vindos a se inscrever 98816-2825 até o dia 08 de setembro.
Contamos com o tradicional bom ânimo de todos.
Jovem IER Carambeí Colônia
Encontro para jovens dia 02 de setembro, local: Elim, início às 20h logo depois do catecismo. Tema: “Como é uma cosmovisão reformada”. Ao final do estudo degustaremos uma deliciosa pizza.
Queridos pais, motive e incentive seu filho a participar.
Mais informações fale com o presbítero de jovens Johan Dykinga.
Contas da igreja
Banco do Brasil – ag. 3048-1 – c/c 3438-X
chave PIX – celular – 42 99803 3389
Banco Itaú – ag. 3764 – c/c 07943-4
Sicredi – ag. 0730 – c/c 29031-2 –
chave PIX – CNPJ – 75 637 678 0001 89
Frísia – 105-100
CNPJ – 75.637.678/0001-89
Aniversariantes em setembro
04-09-1952 Netty van Westering
08-09-1953 Joanita Aardoom
12-09-1947 Tereza de Carvalho (SM)
15-09-1932 Tony Sijpkes
15-09-1939 Ivan Cristóforo
15-09-1942 Neuza Ramos
17-09-1940 Elizabeth Boot
20-09-1952 Cornelio Dykstra
20-09-1952 João Dykstra
25-09-1934 Foppe Dijkstra
30-09-1945 Rosa de Rooy
Parabéns, felicidades!
Flores na igreja
03/09 Karin de Lucca
17/09 Elizabeth Ramos
24/09 Elizabeth Greidanus
Leituras Bíblicas nos cultos
27/08 V Culto de Bairro 6
03/09 V Joemar Schelesky
10/09 V Gudrun Snepvangers
17/09 M Bauke Dijkstra
24/09 M Ellen Dijkinga
24/09 V Netty van Westering
Plantões do Conselho
Carambeí: Edimeia Buist e Berenice Los
San Martin: Leo Aardoom
Vila Vilela: Egbert van Westering
Recepção: Pleun Voorsluys
Domingo 27/08
10h Culto – Pr. Júlio Jandt
10h Culto em holandês no Lar Aurora – Jacques de Best
19h30 Culto em San Martin com o bairro 6 – Pr. Francisco Higino
Coleta: Igreja
Segunda-feira 28/08
A secretaria está aberta das 13h30 às 16h30.
Terça-feira 29/08
13h30 Catecismos
A secretaria está aberta das 13h30 às 16h30.
Quarta-feira 30/08
A secretaria está aberta das 13h30 às 16h30.
Sexta-feira 01/09
Pr. Júlio está de folga
Sábado 02/09
09h Agenda Conselho
19h Catecismo
19h Catecismo Profissão de fé
20h Encontro de jovens
Domingo 03/09
10h Culto – Pr. Francisco Higino
19h30 Culto – Pr. Júlio Jandt
Coleta: Igreja
Pr. Francisco Higino – tel – 98416.4368
Pr. Júlio Jandt – tel – 45.99999.6255
Igreja – tel – 99803.3389
Zelador – tel – 98871.6941
Site – www.ierb.org.br/carambei
E-mail – iercolonia@gmail.com