VEJAMOS BEM COMO ESTAMOS VIVENDO

“Portanto, vejam bem como vivem. Não vivam como ignorantes, mas como sábios. Aproveitem bem o tempo porque os dias em que vivemos são maus. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam” (Ef 5.13-17 BLH).’, ‘

Quando o apóstolo Paulo escreveu a sua Carta aos cristãos de Éfeso, uma cidade que hoje faz parte da Turquia, ele chamou a atenção dos mesmos para a maneira como eles viviam e, por isso lhes disse as palavras do texto bíblico que acabamos de ler, e que julgamos importante repetir: “Vejam bem como vivem. Não vivam como ignorantes, mas como sábios. Aproveitem bem o tempo porque os dias em que vivemos são maus. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam”.

Na seqüência dessas palavras, o apóstolo dá a entender que os cristãos que são sábios não se embebedam com vinho, mas enchem-se do Espírito Santo de Deus, animando uns aos outros com hinos e salmos ao Senhor, com gratidão nos seus corações (cf. Ef 5.18-21).

Lembremo-nos, portanto, disso: nós, que somos cristãos, que cremos que Deus nos ama e que nos perdoa por causa do sacrifício de seu Filho Jesus, não podemos jogar fora o tempo de nossas vidas com coisas fúteis, que não edificam nada nem a ninguém. Busquemos a Deus em sua Palavra; através do seu estudo ele nos conservará na fé em Cristo e nos manterá animados para que também animemos outros a permanecer fiéis ao Senhor até ao fim.

Nosso Deus de amor, que sempre tem agido com sabedoria, abençoa-nos para que entendamos bem a tua vontade e consigamos agir de modo sábio.

CRER EM DEUS

“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e o de que existem coisas que não podemos ver” (Hb 11.1 NTLH). Muitos fazem confusão entre o crer em Deus ou a fé cristã, e o conhecimento natural de Deus. A todo instante chega aos nossos ouvidos a afirmação: Eu tenho muita fé em Deus.’, ‘
Toda pessoa sabe da existência de Deus. “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Rm 1.20). Não é de se admirar quando as Escrituras declaram: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem, e tremem” (Tg 2.19). Pelo que somente alguém fora do juízo perfeito vai afirmar: Não há Deus.
Crer em Deus é fé cristã, a fé salvadora, é muito mais do que saber que Deus existe, que Deus é poderoso. Fé cristã é confessar com o Credo Apostólico: “Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu unigênito Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria. padeceu sob Pôncio Pílatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno, ao terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja de Cristo – a comunhão dos santos, na remissão dos pecados; na ressurreição da carne e na vida eterna.”
Crer em Deus é ter a confiança e a esperança de que Deus Pai “amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê”, pela ação do Espírito Santo, “não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Feliz é todo aquele que possui esta fé no Salvador Jesus, e a certeza da vida eterna junto de Deus nos céus.

JESUS

Jesus era tão estranho que todo mundo perguntava: Quem é este? Numa ocasião são os escribas e fariseus reunidos em Cafarnaum: “Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão só Deus? “(Lc 5.21). Noutra ocasião são os que estavam com ele à mesa na casa de Simão, o fariseu: “Quem é este que até pode perdoar pecados?” (Lc 7.49). Ou então são os próprios discípulos em pleno mar da Galiléia: “Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?” (Lc 8.25). Ou ainda é o supersticioso Herodes: “Quem é este a respeito do qual tenho ouvido tais coisas? ” (Lc 9.9). Também a alvoroçada cidade de Jerusalém no domingo de ramos: “Quem é este? ” (Mt 21.10).’, ‘
Ninguém sabe exatamente quem é ele, quais as suas reais dimensões, porque falava e agia de maneira tão incomum. Curioso é que o próprio Jesus também perguntava o que os outros pensavam ou diziam dele mesmo. Uma vez surpreendeu os discípulos com esta pergunta: “Quem diz o povo ser o Filho do homem?” E quando eles tentam reproduzir a opinião corrente, o Senhor volta-se para os discípulos e pergunta-lhes: “Mas vós, quem dizeis que eu sou? ” (Mt 16.13-15). Depois, ele teve a coragem de interpelar até os próprios fariseus: “Que pensais vós do Cristo?” (Mt 22.42).
Há muitas respostas para a pergunta do povo “Quem é este?” e para a pergunta de Jesus “Quem eu sou?”
A versão mais insistente diz que ele é João Batista. Um verdadeiro absurdo! Pois João era contemporâneo de Jesus e foi quem o batizou. O tetrarca Herodes pensa desta maneira e não hesita em declarar que Jesus é João Batista decapitado e ressuscitado dos mortos e, por isso, “nele operam forças miraculosas” (Mt 14.2). Outros fazem ligações com o arrebatamento de Elias, ocorrido nove séculos antes (2 Re 2.9-18) e afirmam, sem sombra de dúvida, que Jesus é Elias que apareceu (Lc 9.8). Mas há quem prefira dizer que Jesus é Jeremias ou um dos antigos profetas que ressuscitou (Mt 16.14). As respostas são confusas e fantásticas.
Havia também respostas desrespeitosas e ofensivas. “Ele tem demônio”, explicam os judeus (Jo 8.52). “Nós sabemos que esse homem é pecador”, afirmam os fariseus (Jo 9.24). “Ele engana o povo” e é embusteiro, garantem os sacerdotes (Jo 7.12, Mt 27.63). Só porque Jesus anda sobre a superfície líquida do mar, lá pelas três horas da madrugada, em direção ao barco, os próprios discípulos o desconhecem e gritam: “É um fantasma!” (Mt 14.26). E Maria Madalena, na manhã da ressurreição, comete a gafe de confundir Jesus com o jardineiro de José de Arimatéia (Jo 20.14-16).
Foi Pedro, num de seus repentes, quem deu, em síntese, a resposta correta: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus, então, replica: “Bem-aventurado é você, Simão, filho de Jonas! Pois isto não lhe foi revelado por carne nem sangue, mas por meu Pai que está nos céus”. (Mt 16.16.) Poucos dias depois. Pedro veria a confirmação de suas palavras na cena da transfiguração, ao ouvir a voz que dizia a respeito de Jesus: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam a ele!” (Mt 17.5).
Na verdade, o modo de agir de Jesus Cristo encontra a única explicação naquilo que ele realmente é. Jesus se comporta naturalmente quando transforma muitos litros de água em vinho, quando alimenta cinco mil homens (sem contar mulheres e crianças) com cinco pães e dois peixes, quando dá respostas audíveis para quem faz perguntas na mente, quando acalma uma tempestade de vento em pleno mar, quando ressuscita mortos ou quando perdoa pecados. Pois ele é o Verbo que se fez carne (Jo l. 14),o resplendor da glória e a expressão exata de Deus (Hb 1.3), o Cordeiro que tira o pecado do mundo (Jo 1.29), o único Mediador entre Deus e os homens (l Tm 2.5) e a propiciação pelos pecados do mundo inteiro (l Jo 2.2).

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Start typing and press Enter to search