Conviver nº 1979 – 03/08/2025
O MELHOR AMIGO
Um homem chorava sob o corpo num funeral dizendo repetidamente:
— Ele era meu melhor amigo, suas últimas palavras foram pra mim…
Vendo isto, o filho do falecido se aproxima e diz:
— Nossa, que linda homenagem ao meu pai. E quais foram suas últimas palavras para registrarmos em lápide?
O homem enxuga as lágrimas e diz:
— Ele estava em cima da escada, a 6 metros de altura, pregando uma viga da casa; eu estava segurando a escada, foi então que ouvi ele dizer: NÃO BALANÇA A ESCADA NÃOOOOOOOO….
Amigos são pessoas especiais com as quais podemos desfrutar momentos importantes em nossas vidas e a quem recorremos nas necessidades. Porém, por mais leal que seja, uma hora o amigo pode e vai nos decepcionar. Existe apenas um amigo que não nos decepciona: JESUS.
Ele é mais do que um amigo, Ele se mostra como nosso melhor amigo. Isso porque deu a sua vida em favor dos seus amigos (Jo 15:13). Talvez alguém ame tanto um amigo e queira-lhe tão bem que se esforce para lhe ajudar, mas só Jesus ama seus amigos a ponto de se sacrificar por eles. Cristo se mostra como nosso melhor amigo porque Ele deu a sua vida não somente por um amigo, mas por todos os seus amigos. Essa é a maior prova de amizade que poderíamos ter.
Sua amizade é íntima, verdadeira e sem reservas (Jo 15:15). Não é uma relação profissional, de coleguismo ou vizinhança. Ele poderia nos chamar de servos, pois nos comprou com o seu sangue, mas nos diz que sua relação conosco é tão íntima que nos chama de amigos. Não há segredos nem surpresas entre nós; talvez você tenha uma amizade de longa data sem saber tudo sobre a pessoa, porém Jesus não nos esconde nada. Ele nos conta todas as verdades que escutou diretamente do Pai, por isso podemos confiar plenamente nele.
E foi Ele quem iniciou essa amizade e insiste nela (Jo 15:16). Dizem que amizades se mantêm enquanto nutridas por ambas as partes. Se dependesse de nós mesmos, continuaríamos sendo inimigos de Deus, jamais tomaríamos a iniciativa dessa amizade, muito menos a nutriríamos; contudo, Jesus é quem nos escolheu como amigos, tomou a iniciativa e quem nutre esse relacionamento.
Então, saiba que, além de ser nosso Senhor, Salvador e redentor, Jesus também é o amigo próximo e mais íntimo com quem podemos desabafar, contar segredos, dividir as tristezas e alegrias. Ele é o melhor amigo que podemos ter!
Sem. Jonatas J. Ferreira dos Santos
De olho na igreja
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Salmo 46.1). A este Deus, nosso refúgio, nossa fortaleza, nosso socorro, o Soberano Senhor que fez os céus e a terra e nos proveu salvação no Seu Filho Jesus, seja toda honra e glória pelos séculos sem fim!
Sejam todos bem-vindos aos cultos deste domingo, nos quais teremos a bênção de participarmos da Mesa do Senhor. Ore, arrependa-se, perdoe e prepare-se para receber, pela fé, o corpo e o sangue do Senhor Jesus.
O culto matutino será dirigido pelo Pr. Júlio. Com base nos textos de Números 21.4-9 e João 3.14-15, a pregação terá como tema: “O que fazer em momentos de 危机?” Neste culto teremos a celebração da Santa Ceia ao redor da mesa.
O culto vespertino será conduzido pelo Pr. Francisco. Continuando a série sobre os frutos do Espírito, a pregação terá como tema “Graças do Espírito que fortalecem nosso relacionamento com o próximo”, embasada no texto de Gálatas 5.16-26. No culto da noite a Santa Ceia será servida nos bancos.
Como igreja do Senhor, vamos orar:
– Agradecer pelos 100 anos da Frísia.
– Nosso país está continuamente em crise.
– Enfermos ou em tratamento.
– Famílias enlutadas.
Transferências
Informamos que Anderson Mayer Nahorne e Silvia Angelita Ribeiro Nahorne solicitaram e receberam a transferência para a Igreja Cristã Presbiteriana de Ponta Grossa. Estão incluídos na transferência os filhos Mariah Ribeiro Verschoor e Miguel Ribeiro Nahorne.
Informamos que Robin Vink solicitou e recebeu a transferência para a Igreja Evangélica Reformada Betel, em Carambeí, onde estará aos cuidados pastorais daquela igreja.
Desejamos a eles que seja uma bênção para suas vidas e oramos para que Deus abençoe suas caminhadas.
Voluntariado Lar Aurora
Vamos participar de uma tarde recreativa no Lar Aurora? Responsável para o mês de agosto é o Bairro 6.
Datas: 06 e 20 de agosto (quartas-feiras).
Horário: das 15h às 16h30min.
Favor dar seu nome para Paty, esposa do Felipe Dykstra.
Encontro de Corais das IERB
Com muita alegria e satisfação convidamos a todos para o Encontro de Corais das Igrejas Evangélicas Reformadas no Brasil a ser realizado no dia 16 de agosto, sábado, às 19h30min, na IER Carambeí Colônia. Venha se alegrar conosco, cantando ou assistindo as músicas em louvor a nosso Deus!
2ª Edição da Venda de Bolos – Creche Betel
Chegou mais uma chance de saborear nossos bolos e ainda ajudar uma causa especial!
Por apenas R$ 20,00, escolha entre:
•Bolo de cenoura com chocolate
•Bolo de fubá com cobertura de beijinho
•Bolo de chocolate
📅 Entrega: 06/08. Garanta já o seu e compartilhe com os amigos, pelo fone:(42)99926-0420.
03/08 Paula Aardoom
10/08 Antje Jacobi
17/08 Gilsiene Vink
24/08 Fernanda Dykstra
31/08 Isabela Cunha
03/08 Manhã Ellen Dijkinga
03/08 Noite Maaike Dijkstra
10/08 Manhã Monica Slob
10/08 Noite Susane Biersteker
17/08 Manhã Marianne Dijkstra
17/08 Noite Joemar Schelesky
24/08 Manhã Antje Jacobi
24/08 Noite Kirian Dykstra
31/08 Manhã Myrtis Verschoor
31/08 Noite Gudrun Snepvangers
Contas da igreja
Banco Sicredi – ag. 0730 – c/c 29031-2 –
Chave PIX: 75637678000189
Banco do Brasil – ag. 3048-1 – c/c 3438-X
Chave PIX: iercolonia@gmail.com
Plantões do Conselho
Carambeí: Richard Dijkstra e Robert Dykstra
San Martin: Wilant van den Boogaard
Vila Vilela: Willem Boer
Recepção: Hilly Greidanus
Agenda:
Domingo 03/08
10h Culto com Santa Ceia – Pr. Júlio Jandt
10h Culto no Lar Aurora com Santa Ceia – Francisco Higino
19h30 Culto com Santa Ceia– Pr. Francisco Higino
Coleta Santa Ceia: Creche Betel / Coleta: Igreja
Segunda-feira 04/08
19h Reunião do Conselho
Pastor Francisco está de folga.
Terça-feira 05/08
13h30 Catecismos
Quarta-feira 06/08
15h Voluntariado Lar Aurora
19h30 Coral Excelsior
Quinta-feira 07/08
18h30 Reunião de oração
Sexta-feira 08/08
Pr. Júlio está de folga.
Sábado 09/08
19h Catecismo 15+
19h Catecismo Profissão de Fé
Domingo 10/08
10h Culto – Pr. Arjan Witzier
19h30 Culto – Pr. Júlio Jandt
Coleta: Igreja
Contatos:
Pr. Francisco Higino – cel – 98416.4368
Pr. Júlio Jandt – cel – 45.99999.6255
Secretaria – cel – 99828.6792, aberta de
segunda a quarta, das 13h30 às 16h30.
Zelador – cel – 98871.6941
Site – www.ierb.org.br/carambei