CONVIVER Nº 1967 – 11/05/2025

 In

Mão que sustenta as mãos

A passagem de Êxodo 17: 8-16 nos conta um episódio valioso, ensinando-nos sobre a importância da ajuda mútua e da necessidade que temos uns dos outros. Enquanto os israelitas estavam acampados na região de Refidim (v. 8), foram atacados pelos amalequitas, diante disso, Moisés mandou Josué  escolher homens para lutar contra os inimigos (v. 9). Enquanto ele, juntamente com Arão e Hur, subiu a uma colina para observar a batalha, algo interessante aconteceu: quando Moisés erguia as mãos clamando vitória ao Senhor, os israelitas prevaleciam na batalha, contudo, quando as abaixava, os amalequitas ganhavam vantagem (v12).

Percebendo isso, Arão e Hur colocaram ele em cima de uma pedra e sustentaram as mãos de Moisés, cada um de um lado, até o pôr do sol, quando finalmente obtiveram a vitória(v13). Essa passagem nos ensina uma lição preciosa de humildade, necessidade mútua e trabalho em equipe.

Mesmo Moisés, sendo o líder intercessor por quem Deus fazia seus sinais para guiar o povo em sua jornada, não era um super-humano e precisou de ajuda para sustentar o cajado e trazer a vitória. Sem a ajuda de Arão e Hur, ele não conseguiria manter os braços erguidos. Em nossa jornada pelo deserto, Deus coloca pessoas em nosso caminho para nos ajudar em nossas batalhas quando estamos cansados, e não podemos manter as mãos erguidas por nós mesmos. Quando esse dia chegar, é importante renunciar ao orgulho e aceitar o apoio de pessoas que estão dispostas a ajudar. Ao mesmo tempo, devemos oferecer ajuda àqueles que precisam de nós. Um ombro amigo, um abraço de conforto, um consolo em momentos difíceis, um conselho sábio ou um encorajamento fervoroso podem nos sustentar e manter nossos braços erguidos em meio à guerra.

Além disso, precisamos trabalhar em equipe e confiar nos outros. Josué precisou liderar a batalha, escolhendo homens para guerrear e confiando na ordem dada por Moisés. Este, por sua vez, levou Hur e Arão de sua confiança para estar com ele na colina. O trabalho em equipe foi fundamental para a vitória. Da mesma forma, o Senhor coloca pessoas em nosso caminho para que trabalhemos em equipe; só lograremos vitória se houver uma relação de confiança e disposição de auxílio mútuo.  Por fim, devemos atribuir toda vitória, honra e glória ao Senhor, sabendo que é Ele quem nos sustenta e coloca as pessoas certas a nossa volta. Ele é a nossa bandeira em nossas batalhas, ele é a mão que sustenta as mãos.

Seminarista Jonatas

De olho na igreja

Ó Deus, meu Senhor, “seja a minha oração como incenso diante de ti, e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde” (Salmo 141.2). Possa o nosso culto ser agradável a Ti e que o doce bálsamo do teu perdão nos unja para a Tua glória!

Sejam todos bem-vindos aos cultos deste domingo. Àqueles que nos visitam, desejamos que se sintam em casa e acolhidos em nosso meio.

No culto matutino deste domingo teremos o batismo de Yasmin Goolkate Rodigheri, filha de Nathaly Goolkate e André Rodigheri. Oramos para que o Senhor abençoe esta família e a Yasmin cresça no caminho da vida eterna. O culto será dirigido pelo Pr. Júlio, e a pregação terá como tema “A aromática estrutura molecular-espiritual do cristão”, com base em 2Coríntios 2: 14-17.

O culto vespertino será ministrado pelo Pr. Francisco. Com base no texto bíblico do Salmo 127, ele nos trará a mensagem intitulada “Sustentáculos da família”. Deus seja adorado e engrandecido ao Lhe prestarmos culto!

Em nossas orações, vamos pedir a Deus:

– Por nossa irmã Paula Zijlstra, agora já em casa, pelo seu processo de recuperação do AVC.

– Por nosso irmão Alberto Barkema, diagnosticado com neoplasia no sistema linfático, e já em processo de quimioterapia, pelo pleno êxito deste tratamento e consequente restauração na saúde.

– Pela nossa irmã Jane Aardoom, submetida a duas cirurgias na coluna nesta semana e permanece na UTI, oremos para que estes procedimentos lhe tragam qualidade de vida.

– Pelas nossas famílias, em especial pelas mães, por graça e sabedoria na vivência do lar.

– Por fé e coragem, esperança e alegria, temor e bondade na vida cristã em nossa comunidade e no mundo.

Casamento

O Conselho comunica que FRANCK EMANUEL VAN WESTERING e RENATA DE MATOS PENTEADO pediram a confirmação de seu casamento na Igreja. Se não forem apresentadas objeções fundamentadas, esta confirmação acontecerá no dia 17 de maio de 2025, às 16h30 na IER Colônia. Desejamos ao jovem casal as bênçãos de Deus.

Estudos bíblicos

Nossos estudos bíblicos no mês de maio serão nos dias 12 (segunda) e 13 (terça) no auditório da igreja, ambos às 19h30, com o tema “Falar em línguas” O que a Bíblia diz sobre isso? Sejam bem vindos para estudar a Palavra de Deus e fortalecer a sua fé!

Jovens

Todos os jovens estão convidados a participar da apresentação do Grupo EMME (Escola de Ministério de Música e Evangelismo) que ocorrerá no Clube Social nos dias 15 e 16 de maio. Mais informações a seguir e no grupo de whatsapp dos jovens 18+.

Também no próximo sábado teremos uma atividade bem especial para os nossos jovens. Os jovens da IER Castrolanda estão organizando um momento de edificação, louvor e comunhão – e convidam nossos jovens para participar deste encontro. Será em Castrolanda, no próximo sábado, dia 17, às 19h. Vamos nos organizar e participar? Converse com o Toco, presbítero de jovens, ou com o Pr. Júlio para saber mais a respeito.

Grupo EMME 2025

A Comissão de Evangelização, em parceria com a Escola Evangélica, comunica com alegria, a vinda a nossa comunidade do Grupo EMME (Escola de Ministério de Música e Evangelismo).

Serão dois musicais, ambos no Clube Social: no dia 15 de maio, quinta-feira, às 19h30, com a peça “Uma testemunha” e no dia 16 de maio, sexta-feira, às 19h30, com a peça “Tudo em família”.

Para a entrada, pedimos 1 kg de alimento não perecível, que serão doados à Esco-Lar.

Os alunos ficarão hospedados na Escola Evangélica e realizarão também um trabalho nas turmas da nossa escola e em escolas municipais e estaduais, além de no sábado realizar atividades com os jovens de nossa igreja.

Serão momentos especiais! Venha e traga sua família e seus amigos!

Contas da igreja

Banco do Brasil – ag. 3048-1 – c/c 3438-X

        chave PIX – celular – 42 99803 3389

Sicredi – ag. 0730 – c/c 29031-2 –  

        chave PIX – CNPJ – 75637678000189

Frísia – 105-100 / CNPJ – 75.637.678/0001-89

Flores na igreja:

11/05           Douwtje Machado

18/05         Netty van Westering

25/05         Zaclis Dijkstra

Leituras Bíblicas nos cultos:

11/05  M  Stefanie Dykstra

11/05  V    Marianne Dijkstra

18/05  M  Henriette Osternack

18/05  V   Bauke Dijkstra

25/05 M     Minnie Boer

25/05 V   Danuzia de Rooy

Plantões do Conselho

Carambeí: Richard Dijkstra e Robert Dykstra

San Martin: Willem Boer

Vila Vilela: Leendert Aardoom

Recepção: Cornelio de Rooy

Agenda

Domingo         11/05

10h            Culto – Pr. Júlio Jandt        

19h30        Culto – Pr. Francisco Higino       

Coleta: Igreja

Segunda-feira               12/05

A secretaria está aberta das 13h30 às 16h30.

Pastor Francisco está de folga.

Terça-feira        13/05

13h30        Catecismos

A secretaria está aberta das 13h30 às 16h30.

Quarta-feira     14/05

19h30        Coral Excelsior

A secretaria está aberta das 13h30 às 16h30.

Quinta-feira     15/05

18h30        Reunião de oração

19h30        Grupo EMME – Clube Social

Sexta-feira         16/05

Pr. Júlio está de folga.

19h30        Grupo EMME – Clube Social

Sábado              17/05

16h30        Culto de Casamento

19h            Catecismo 15+

19h            Catecismo Profissão de Fé

Domingo           18/05

10h               Culto – Pr. Francisco Higino

19h30          Culto – Pr. Júlio Jandt

Coleta: Diaconia

Pr. Francisco Higino – cel – 98416.4368

Pr. Júlio Jandt – cel – 45.99999.6255

secretaria – cel – 99828.6792 – Karin de Luca

                   cel – 99803.3389 – Roselin de Best

zelador – cel – 98871.6941

Site – www.ierb.org.br/carambei

E-mail – iercolonia@gmail.com

Canal no YouTube – www.youtube.com/@iercolonia7710

Recent Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Start typing and press Enter to search