Conviver nº 1985 – 14/09/2025
Sempre achei estranho o fato de que meu pai conseguia ter paz em meio a momentos absolutamente turbulentos.
Coisas que certamente tirariam o sossego de muitas pessoas, não tiravam de meu pai.
Anos depois, entendi o motivo.
Perdi as contas de quantas vezes entrei em seu escritório para pegar o jornal (eu gostava de ler as páginas de esporte) e o encontrei orando. Ali estava o segredo.
Foi, por isso, uma bênção poder ler o artigo “Por que a oração importa?”, escrito por Marcio Antonio Campos e disponível na plataforma Gazeta do Povo.
O artigo lembrou o massacre ocorrido na cidade de Minneapolis, no último dia 27 de agosto. O ataque aconteceu na escola católica Annunciation durante a missa da manhã que marcava a volta às aulas. Um atirador matou duas crianças e feriu outras 20 pessoas.
Muitas pessoas e até escolas se uniram em oração, para que Deus ajudasse e confortasse enlutados e feridos.
No entanto, vários políticos do Partido Democrata manifestaram um total desprezo por tais orações. Um deputado escreveu: “Não nos deem seus pensamentos e orações de m*”. A ex-porta-voz de Joe Biden disse: “Orações não trazem essas crianças de volta. Chega de pensamentos e orações”. E até o prefeito da própria cidade de Minneapolis zombou: “Não diga que isso é sobre ‘pensamentos e orações’, pois essas crianças estavam literalmente rezando”.
É o pensamento de que orações são inúteis porque, se funcionassem, as crianças estariam vivas. É o pensamento – às vezes bem próximo de nós – de que, se Deus já sabe e já determinou o que vai acontecer, é inútil orar. É o pensamento de que “não precisamos orar, porque Deus sabe o que fazer”. É o pensamento de que o que resolve mesmo é a ação competente, e não a oração diligente. É o pensamento racionalista de querer coadunar toda coerência, lógica e argumento humanos para então entender e praticar a oração. É o pensamento orgulhoso de que dobrar os joelhos é coisa de velhos que ainda não conheciam a tecnologia. É o pensamento de que basta juntar as mãos, fechar os olhos e papagaiar palavras (sem pensarmos) e… pronto – missão cumprida, obrigação executada.
Esta devoção não tem como objetivo ser um artigo doutrinário sobre oração, mas lembrar algumas coisas que – a exemplo dos políticos democratas – devamos ouvir:
a. Oramos porque temos um Deus que nos ordenou orar. Isso não tem a ver com lógica, racionalismo e coerência do ponto de vista humano. Oração tem a ver com fé, com louvor, com adoração, com obediência.
b. Oramos porque precisamos de Deus e reconhecemos que nossa ação competente não será abençoada sem oração diligente. Primeiro nos dobramos, em humildade, entregando tudo nas mãos dEle, e só então vamos em frente.
c. Oramos porque consideramos um privilégio termos um Deus – onipotente, grandioso, majestoso, criador do céu e da terra – que se inclina para nós como um Pai querido e ama ouvir nosso coração. Mais do que confraternizar com amigos, ter um momento com o Deus que nos fez e nos acompanha é uma ocasião decididamente bem agradável.
d. Oramos porque amamos outras pessoas e sabemos que elas também precisam da bênção de Deus. Como disse Campos, “nem sempre temos como ajudar alguém de forma mais direta, com um conselho, com um abraço, com dinheiro, como for; mas sempre podemos rezar – e, mesmo quando é possível ajudar de outras formas, arrisco dizer que a oração é o melhor que podemos fazer pelos demais, porque nela entregamos essas pessoas (familiares, amigos, inimigos, completos desconhecidos) a Deus e pedimos a Ele que cuide delas. Rezemos, portanto, sem parar – pelas vítimas [feridos e enlutados], suas famílias e amigos, pela comunidade de Minneapolis, até pelo atirador e pelos que desprezam a nossa oração. Deus sabe melhor que ninguém o que fazer com os nossos pedidos”.
e. E, por fim, oramos porque, apesar de Deus saber o futuro, queremos nós também entregar – sem ressalvas e sem reservas – o nosso futuro nas mãos dEle. E quando a nossa vida está – toda ela – nas mãos de Deus, nada tira a nossa paz e o nosso sossego.
É por isso que quero, cada vez mais, imitar o segredo de meu pai. Você certamente também tem alguém (perto ou longe) a imitar.
Pr. Júlio
De olho na igreja
“Cantem ao Senhor um novo cântico; cantem ao Senhor, todos os habitantes da terra! Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos” (Salmo 96.1,3). Cantar ao Senhor e anunciar suas maravilhas a todos os povos são as temáticas dos cultos deste domingo! Seja muito bem-vindo!
No culto da manhã teremos a troca de púlpito pelo Domingo da Missão. A liturgia será dirigida pelo Pr. Francisco, e a pregação será ministrada pelo Evangelista Tadeu Assunção, da Congregação São José, de Tibagi, sob o tema “Mãos no arado”, com base no texto de Lucas 9 57-62.
E, à noite, teremos o culto especial pelos 90 anos do Coral Excelsior. O nosso coral vem se preparando para esse culto festivo e cumpre-nos apoiar, incentivar e prestigiar. O culto terá ênfase no louvor, mais especificamente no canto coral – e esta também será a ênfase da pregação (“Coral em 4D”), com base no texto de Colossenses 3.15-17 e Apocalipse 14.1-5.
Ainda, à noite, Pr. Francisco dirigirá o culto em Campo Magro, como parte da troca de púlpito pelo Domingo da Missão.
Cantemos ao Senhor e anunciemos as Suas maravilhas! Duas ótimas oportunidades hoje, preparadas com muito carinho! Venha conosco!
Como igreja do Senhor, vamos orar:
– Pelos projetos missionários das IERB;
– Pelo Coral Excelsior e seus 90 anos;
– Pela viagem dos pastores Francisco e Acácio a Moçambique, por proteção e bênção às aulas a serem ministradas;
– Pelos que estão enfermos ou em recuperação, pelos que passam por tratamento ou foram submetidos a procedimentos cirúrgicos em especial pelo nosso irmão Jacob Voorsluys que submetido a uma cirurgia no quadril na última quinta-feira, passa bem e se recupera no HGU em Ponta Grossa.
– Pelos abatidos e aflitos.
Nascimento
Com alegria informamos o nascimento de OLIVER WILLEM SNEPVANGERS, filho de Leonardo Santos Snepvangers e Brenda Renata Snepvangers. Oliver nasceu dia 06/09/2025, com peso de 3,740Kg e altura de 53,5cm. Oramos a Deus que este lar seja abençoado com Sua proteção, concedendo ao Oliver a graça de andar nos caminhos Dele.
Troca de púlpito e coleta para missão
Neste domingo, 14/09, no culto matutino, teremos a troca de púlpito do Domingo da Missão. Entre nós estará o Evangelista Tadeu Assunção, da IER Tibagi – Congregação São José, e o Pr. Francisco dirigirá o culto no Projeto Campo Magro. Lembramos que a coleta desse culto será destinada para a missão. O Conselho da nossa Igreja pede que ofertemos com generosidade para esta causa. Convidamos você a olhar com amor para os projetos missionários do nosso Sínodo. Além da coleta do dia 14/09, você também pode ofertar ao longo deste mês de setembro, com um envelope específico para esta finalidade ou fazer um pix e informar a secretaria deste objetivo.
História do Coral Excelsior
Após a Instituição da IER de Carambeí em 14 de setembro de 1933, foi chamado o Pastor Muller em 1935. Além dos cultos, ele e sua esposa Charlotte organizaram diversas atividades na igreja.
A primeira vez em que o Coral consta nas Atas do Conselho da Igreja de Carambeí, foi em 10 de abril de 1935. Nessa Reunião do Conselho diversos assuntos da recém acontecida AGO são comentados e reorganizados: as aulas de catecismo e de ensino bíblico serão dadas no domingo à noite, às 20:30 horas. Por isso o Coral irá ensaiar nas noites de quinta-feira.
Quanto tempo o Coral já existia antes dessa data, não o sabemos.
Somente em 1973 o Coral mudou seus ensaios para a noite de quarta-feira.
Os principais regentes e organistas foram:
Pastor e Senhora Muller
Meester van Westering
Senhora Boot e Senhora van Westering
Tobias Katsman e Egbert van Westering
Desde outubro de 2023: Elenise Ramos e Eliane Kowalski Ramos, no piano.
Não podemos deixar de mencionar pessoas que interinamente e num breve espaço de tempo regeram o Coral: Willy van der Meer, Magda Sebben, Frieda Friesen, Pastor Libório Kissman e Richard Dijkstra.
O Coral Excelsior cantou e canta em muitos cultos especiais: Natal, Páscoa, Pentecostes, Ação de Graças, Aniversários da Igreja, entre outros. Também em casamentos, aniversários e enterros de alguns de seus membros. Nas casas de muitos doentes levou consolo e edificação espiritual.
Até 1973 o Coral Excelsior anualmente organizava uma noite festiva, muito bem frequentada na igreja, na qual apresentava-se um repertório muito variado na língua holandesa e portuguesa. Havia solos, duetos e quartetos. Além do órgão a participação de flautas doces.
Foram 90 anos abençoados por Deus. A Ele toda honra e glória!
Voluntariado Lar Aurora
Vamos participar de uma tarde recreativa no Lar Aurora?
Responsável para o este mês é o Bairro 7.
Data: 17 de setembro (quarta-feira).
Horário: das 15h às 16h30min.
Favor dar seu nome para Margriet Dykstra.
Flores na igreja:
28/09 Elizabeth Goolkate
Leituras Bíblicas nos cultos:
14/09 Manhã Stefanie Dykstra
14/09 Noite Danuzia de Rooy
21/09 Manhã Monica Slob
21/09 Noite Henriette Osternack
28/09 Manhã Diego Przendziuk
28/09 Noite Susane Biersteker
Banco Sicredi – ag. 0730 – c/c 29031-2 –
Chave PIX: 75637678000189
Banco do Brasil – ag. 3048-1 – c/c 3438-X
Chave PIX: iercolonia@gmail.com
Plantões do Conselho
Carambeí: Hans van der Meer e Karin Los
San Martin: Leonardo Los
Vila Vilela: Rosana Harms
Recepção: Hilly Greidanus
Agenda:
Domingo 14/09
10h Culto de Missão – Evangelista Tadeu Assunção
19h30 Culto com Coral Excelsior – Pr. Júlio Jandt
Coleta: Missão
Segunda-feira 15/09
19h Reunião do Conselho
Pastor Francisco está de folga
Terça-feira 16/09
13h30 Catecismos
Quarta-feira 17/09
15h Voluntários Lar Aurora
19h30 Coral Excelsior
19h30 Estudo bíblico – Grupo 28+
Quinta-feira 18/09
18h30 Reunião de oração
19h30 Estudo bíblico – Grupo 30 ±
Sexta-feira 19/09
Pr. Júlio está de folga
Sábado 20/09
19h Catecismo 15+
19h Catecismo Profissão de Fé
Domingo 21/09
10h Culto – Pr. Júlio Jandt
19h30 Culto – Seminarista Jonatas dos Santos
Coleta: Diaconia
Contatos:
Pr. Francisco Higino – cel – 98416.4368
Pr. Júlio Jandt – cel – 45.99999.6255
Secretaria – cel – 99828.6792, aberta de
segunda a quarta, das 13h30 às 16h30.
Zelador – cel – 98871.6941
Site – www.ierb.org.br/carambei