Uma vida sem avareza

 In Uncategorized

Tanto a tentação como a provação são como uma rodovia de mão dupla. De um lado, as tribulações que põe à prova a fé na prática da paciência. De outro lado, a prosperidade da vida, que para muitos se torna uma prova, pois é difícil não se deixar dominar pelo orgulho e arrogância em meio as riquezas.

No capítulo 12 do evangelho de Lucas há cinco advertências de Jesus. Quatro dessas (hipocrisia, avareza, preocupação, negligência) são para seus discípulos e para nós ainda hoje. Uma última reprimenda de Jesus (tolice espiritual) é para o mundo perdido.

O que é avareza? O termo grego pode ser traduzido como avidez em ter cada vez mais. Não nos cansamos de ter bens materiais, porque a filosofia de felicidade domundo está relacionada as posses.

Avarento é quem tem uma sede insaciável de dinheiro, cargos ou poder.

Jesus ensina que a vida não depende da abundância de posses: “Prestem atenção! Tenham cuidado com todo o tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoanão depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas” (Lc 12.15).

Aos avarentos Jesus diz: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará comtudo o que você guardou?” (Lc 12.20). Seus filhos? Eles são avarentos, poisaprenderam com você e vão brigar até o fim por isso.

Jesus alerta sobre o perigo da avareza, nos ensina que a generosidade é uma glória para o ser humano. A avareza nos atrapalha a amar a quem somos enviados para amar.

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Start typing and press Enter to search